O fervor e o entusiasmo com que os festivais são celebrados na Índia são incomparáveis, revelando um país dotado de uma cultura rica e de tradições variadas. Para além do seu significado religioso, as pessoas aguardam ansiosamente os festivais todos os anos como um momento de celebração e convívio. Para as crianças e os trabalhadores, significam umas longas férias e divertimento.
Na Índia, esta época do ano é marcada por festividades e celebrações que se estendem por um período de dez dias. É o festival de “Dusshera”, também conhecido como Vijayadashami. Durante os nove dias, são adoradas diferentes formas da Deusa feminina Shakti, que simboliza o poder feminino.
Este é também um momento de contemplação, onde as energias da divindade são invocadas, vencendo os nossos demónios interiores e elevando-nos a um estado superior, destemido e evoluído de quem somos.
Para além da adesão aos costumes, o ar espiritual é revigorante, é um período de alegria – danças, cânticos e comida em abundância. Cada um dos nove dias é também sinónimo de uma cor específica e é interessante vestir-se com essas cores.
As ruas são iluminadas e embelezadas e organizam-se feiras. Ao mesmo tempo, os quadros que representam histórias das nossas antigas epopeias mantêm as multidões entusiasmadas. São organizadas encenações e danças dramáticas, que revelam uma infinidade de talentos, incentivando as pessoas a divertirem-se em conjunto, promovendo a unidade, a harmonia e a alegria!
Como reverência especial, as pessoas jejuam e visitam os templos. Embora seja celebrada de diversas formas em várias regiões do país e conhecida por diferentes nomes, a essência da festa é a mesma – a vitória do bem sobre o mal, da luz sobre as trevas.
Desejamos a todos um Feliz Dusshera!