CULTURA|FESTIVIDADES|PRAZER

A dança dos sentidos interiores.

Fotografias da autora Preeti Singh

A dança traz positividade e felicidade às pessoas. Muda completamente o ambiente. Se estiver sentado calmamente num canto e a música tocar, então, com as batidas, sente-se leve e bem.

É como meditação e felicidade com o seu eu interior. Depois, as batidas tornam-no exuberante e dão-lhe muita alegria.

Dandiya’ é uma forma de dança executada durante os 9 dias de jejum chamados Navratri, na Índia. Tem as suas origens em Gujarat, mas a sua vibração espalhou-se por todo o país.

Navaratri é um festival hindu anual celebrado em honra da deusa Durga, a encarnação de Adi Parashakti, a deusa suprema. Estende-se por nove noites, a primeira no mês de Chaitra (março/abril do calendário gregoriano) e a segunda no mês de Ashvin (setembro-outubro).

A dança consiste em varas de bambu pintadas com cores vivas. A dança consiste em bater ritmicamente com os dandiyas ou varas. É por isso que é popularmente designada por “stick dance”.

Cada dançarino que participa na dança Dandiya transporta pequenos paus de madeira decorados. Estes são batidos ao ritmo da música, de acordo com as batidas.

Originalmente realizada em honra da Deusa Durga, a forma de dança representa uma batalha entre o demónio Mahishasura e a Deusa. Veja também,

era anteriormente executada apenas por homens, que por vezes usavam espadas em vez de paus na dança. No entanto, para a tornar mais colorida, foi feita em honra da Deusa Durga, pelo que decidiram trazer as mulheres para o seu seio e torná-la vibrante e feliz para toda a comunidade.

Crédito da fotografia de The Sticks/Dandias amigo Sandhya Pasricha

Interpretações de Dandia Raas/Dança

O bater rítmico das varas Dandiyas tem um significado simbólico que deriva da cultura Gujarati e das lendas hindus. Tem de ser movido em harmonia e, quando as duas varas se encontram, deve ouvir o ritmo e o som.